Depressão

Publicado em 01/01/2018 por Everton

O que é depressão?

Depressão é uma doença caracterizada por estado de ânimo sombrio (humor depressivo) e/ou falta de interesse, motivação, redução de energia mental e física, baixa autoestima, sentimento de inutilidade, ausência da capacidade de sentir prazer.

O quadro depressivo varia bastante de pessoa para pessoa e é comum a pessoa sentir-se deprimida por toda a manhã e, à tarde, sentir-se melhor. Isso faz com que a pessoa duvide do diagnóstico, dificultando bastante o trabalho do médico.

Algumas pessoas desenvolvem depressão crônica, um episódio depressivo de longa grande duração, que faz pensar que este humor integra sua personalidade normal.

Coisa que causam a depressão:

O grande estresse do dia a dia no trabalho.

Geneticamente falando, quem possui casos de depressão na família possui mais chances de ter o problema.

Existe também as pessoas que desenvolvem em detrimento a outras doenças ex.:hipotireoidismo. Ou até mesmo por substâncias não lícitas.

O diagnóstico:

O diagnóstico é clínico e deve ser feito por um médico. Outros profissionais de saúde podem identificar um síndrome depressiva e encaminhar o paciente ao psiquiatra para confirmação do diagnóstico. Convencer o paciente a aceitar ajuda médica é em geral a maior dificuldade.

O tratamento:

A medicina possui muitos recursos para tratar a depressão. Mesmo nas suas apresentações mais brandas, pode trazer grandes perdas em várias áreas da vida. O combate é feito por medicamentos e psicoterapia. A medicação antidepressiva é muito específica e só deve ser prescrita por especialista.